sábado, 28 de fevereiro de 2009

Vinte meses de Lula

No meu retorno ao Brasil, depois de estar fora durante quase um mês para tratar de negócios, fico sabendo que em breve o presidente Lula começará a colecionar sugestões de todos os setores políticos e sociais sobre as linhas que devem inspirar os 20 últimos meses de sua gestão, o que, aliás, promete ser uma fartura de idéias. E quanto maiores forem essas sugestões, mais se exigirá dele o exercício das prioridades, considerando-se que é impossível realizar tudo que precisa ser realizado. Não se pode dizer que o atual governo já esteja entrando em contagem regressiva, mas é bom cuidar, com antecedência, do capítulo final dos 96 meses de poder.
Com a impossibilidade de se prever o fim da crise internacional, o empresariado vai encabeçar a lista reivindicatória, chamando a atenção do governo para o fato de que persiste a incompatibilidade entre os altos juros e as expectativas da retomada de um efetivo desenvolvimento da economia. Essa advertência é tão antiga como verdadeira, pois sem acesso aos financiamentos jamais atingiremos a produção nos níveis desejáveis. O governo precisa sensibilizar-se diante dessa verdade inconteste.
Outro detalhe interessante em relação às idéias que serão sopradas aos ouvidos do presidente, é que o melhor que ele realmente pode fazer é marcar esses 20 meses finais com realizações de grande vulto na área da educação. Considere-se, contudo, que essa é uma antiga e excelente recomendação. Lembro-me que nos primeiros dias do governo Lula o ex-ministro Reis Velloso, depois de passar por alguns dos maiores escalões da República, sempre ligados à economia, chegou à conclusão que sem um nível educacional elementar, básico, o País sempre estará esbarrando em obstáculos para chegar ao Primeiro Mundo e criar uma sociedade realmente feliz.
É bom saber que esse é um problema que, cada vez mais, vem sensibilizando a classe política, que é a que define os rumos do País. Estamos curiosos por saber que sugestões são essas e como transformá-las em realidade.

CONSELHO DO TUPI APROVA VENDA DA SEDE PARA EMPRESÁRIO LOCAL

Em reunião realizada hoje, o Conselho Consultivo do Tupi, aprovou a venda de parte da sede do centro da cidade. O único voto contrário foi do Engenheiro Guilherme Horta.

Segundo me disse o ex presidente Juninho a venda não será realizada . A operação, além de estar repleta de erros, têm de passar e ser aprovada pelo Conselho Consultivo, que dará sinal vermelho.

Foram apresentadas duas propostas. Uma seria do empresário de Juiz de Fora, Edson Alvim. A outra de um grupo de empresários do setor de shoping do Rio de Janeiro, cuja oferta seria 30% maior que a de Edson Alvim. A proposta do Rio de Janeiro sequer foi considerada. Não se sabe o motivo. Sabe-se porém que o grupo carioca é formado por gente idônea, e que não está compreendendo o motivo da recusa do presidente Áureo em não aceitar discutir uma proposta que é maior e melhor para o Tupi .

Já existem duas ações prontas, com pedido para suspensão liminar da venda da sede do clube, com citações ao empresário Edson Alvim. Motivo: majoração da dívida do clube que seria infinitamente menor do que a que está sendo apresentada.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Artimanha nos impostos


Acordada do recente Carnaval, gente influente de Brasília confidencia que o governo poderá retomar um projeto que lhe interessou há dois anos, elaborado pelos gabinetes da política econômica: submeter aos governadores, em reunião talvez ainda em março, uma proposta de fusão de siglas de impostos que incidem sobre consumo, de forma que sejam todos absorvidos pelo ICMS e transformados em Imposto sobre o Valor Adicionado. Os estados debatem o assunto há algum tempo, mas eu seria capaz de garantir que desta vez são pegos de surpresa, principalmente quando ficam sabendo que a pretensão da União é transferir a incidência para os mercados que consomem e não os que produzem. Tudo assim, retomado de abrupto, nega aos governadores e às classes produtoras o direito de estudar o assunto nas suas repercussões e consequências a longo prazo, até porque o que se propõe agora é tema de uma reforma tributária mais profunda que a apresentada em 2003.
A divisão do bolo tributário não revela disposição de contemplar os municípios com melhores condições de caixa, para poderem fazer frente aos muitos encargos que assumiram nos últimos tempos. Hoje, os impostos pagos sobre os valores de consumo destinam 42% à União, 40% ficam com os estados, enquanto os municípios têm de se contentar com os restantes 18%. Eu diria que qualquer reforma com base em tributos que não leve em consideração os interesses das prefeituras já chega sob suspeita. Eis o ponto essencial que devia ser considerado na reunião prevista para o próximo mês.
Suspeita-se que Brasília trama, por traz do novo sistema de impostos, a tentativa de instalar a divergência entre os estados que produzem e os que consomem, sob o pretexto do fim da guerra fiscal. É possível.
O.P.

ESTOU DE VOLTA. ESSA SEMANA VAMOS TER VARIOS ASSUNTOS INTERESSANTES. DAQUI E DE FORA. AGUARDEM.

Estive no exterior, por um mes, em viagem de negocios. Estou de volta com muita coisa boa para falar.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Responsabilidade virtual e irresponsabilidade real (final)

Nas últimas eleições, decidiu a Justiça Eleitoral brasileira (justiça eleitoral só existe no Brasil!) que os blogs de candidatos deveriam sair do ar. Por quê? Foi o meu caso. A pergunta é por que tirar do ar um instrumento democrático de comunicação, que qualquer cidadão podia e pode ter, gratuitamente, levando à sociedade suas ideias e conceitos?
Também durante as eleições, os tribunais tiveram absoluta liberdade para julgar o que o candidato "poderia dizer ou não" contra seu opositor. Digo absoluta liberdade para julgar, pois, por que o candidato não pode dizer o que entende ser correto contra seu opositor? Tenho absoluta convicção de que somente um juiz deve e pode julgar os candidatos: sua excelência, o eleitor! Havendo ofensa moral, o povo é que julgue e o candidato que sofreu o insulto que desminta. A Justica Eleitoral brasileira está julgando a liberdade, e isso é muito perigoso.
Eu mesmo tive, injustamente, meu programa de candidato retirado do ar várias vezes. Pelos mais diversos motivos. E em nenhuma das vezes MENTI OU INVENTEI qualquer fato. So mostrei verdades comprovadas, mas entendeu a Justica que era "ofensivo", por exemplo, durante a campanha de 2004, mostrar o governador Aécio Neves prometendo construir um hospital na Zona Norte de Juiz de Fora. Que "crime" cometi ao expor uma contradição, uma promessa política não efetivada? Entendeu a Justiça que sim. Eu não podia mostrar o vídeo OFICIAL da campanha do candidato Custódio Mattos. Tiraram-me do ar.
Poderia citar dezenas de outros casos em que a liberdade de expressão e de imprensa está sendo julgada e, muitas vezes, rigorosamente censuradas. Já experimentamos uma ditadura, quando as redações dos jornais tinham um "representante do governo" dizendo o que podia ser dito e o que não podia ser dito.
Vivemos a maior e verdadeira revolução já experimentada pela humanidade: a revolução da liberdade de expressão pela internet.
Por fim, lamento que o anonimato ainda seja o instrumento da maioria dos que participam de blogs. Muitos, até entendo. São denúncias, em grande parte verdadeira, que jamais poderiam ter as fontes reveladas. Por outro lado, abriria, com o maior prazer a moderação de meu blog se todos os participantes que enviam mensagens também assinassem o nome.
Continuarei a publicar as mensagens que são enviadas ao meu blog, sobretudo as que se referem aos homens públicos, que, por serem públicos, podem e devem ser julgados. Ou não devemos falar sobre aqueles que tomam contam do dinheiro dos nossos impostos, que fazem as leis e que nos julgam? Devem ser tratados diferentemente? Não devemos falar de um "Lalau" ? Não devemos falar dos mensaleiros? Não devemos falar de prefeitos que roubam dinheiro de merenda escolar?
Eu vou continuar com a liberdade de poder falar sobre todos eles e sobre todos esses assuntos. Mas, sempre com a minha assinatura.
O.P.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

RESPONSABILIDADE VIRTUAL E IRRESPONSABILIDADE REAL (1)

Wilson Cid trouxe, domingo, em sua coluna, tema muito interessante, que tem encontrado lugar entre alguns juristas brasileiros. Refiro-me à liberdade de expressão pela internet. Seria uma longa discussão entrar no campo da filosofia da liberdade, onde ética e moral devem ser discutidas sob o dogmatismo religioso e as condutas sociais. Não é o caso. Quero, por este texto, simplesmente falar de liberdade de imprensa e de expressão pela internet.




Também não vou perder tempo em discutir comportamentos sociais que desvirtuam das condutas morais, muito menos analisar práticas criminosas vindas de psicopatas ou não. Para esses casos, só existe uma receita: a prisão. Exclusão da sociedade para quem pratica, comete ou sugere a criminalidade real ou virtual.




Quero aqui, reitero, discutir as liberdades democráticas, a liberdade de imprensa. Antes, porém, é necessario dizer que a internet é a mídia criada definitivamente para democratizar o acesso à informação, motivo do sucesso dos blogs, sites e tantos outros instrumentos maravilhosos disponíveis para qualquer cidadão do mundo. É sobre essa realidade, o poder da internet como instrumento de liberdade, que devemos discutir.




Os tribunais do mundo ocidental, dos países livres e democráticos, DESCONHECEM ações contra os provedores ou titulares de sites na internet, movidos por opinião e/ou "julgamento" de homens públicos ou suposto delito de opinião. Vêem-se, sim, dezenas de pedidos de indenização, assim como existe contra Tvs e contra a imprensa escrita. Cidadãos que se sentem ofendidos ou prejudicados por matérias jornalísticas vão à Justica de seus países pedindo indenizações. Da mesma forma, as empresas de comunicação que se sentem coagidas por essas ações, muitas vezes enganosas, como a tentativa de enriquecimento fácil e, por isso também entram com pedidos indenizatórios.




A jurisprudência internacional não julga a liberdade. Analisa os pedidos de indenização, mediante a comprovação de que o cidadão teve sua honra atingida. Não se trata, portanto, de se "julgar a liberdade, o que pode ser dito e o que não pode ser dito". Trata-se exclusivamente do direito de indenização, com efetiva comprovação do delito praticado.




Se fosse diferente, teriamos a liberdade julgada. Seria, em países livres e democráticos, a pratica da censura prévia, criando-se, então, jurisprudência para se dizer o que poderia e o que não poderia ser dito. Portanto, inimaginável a censura no regime de direito. LIBERDADE não tem SINÔNIMO. LIBERDADE não SE JULGA. LIBERDADE é LIBERDADE! Precupa-me qualquer outro enfoque sobre o tema.
O.P.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

RESPONSABILIDADE VIRTUAL E IRRESPONSABILIDAE REAL

Wilson Cid traz hoje, em sua coluna, tema muito interessante,  que tem  encontrado lugar entre alguns juristas brasileiros. Refiro-me a liberdade de expressao pela internet. Seria uma longa discussao entrarmos no campo da filosofia da liberdade, onde ética e moral devem ser discutidas sobre o dogmatismo religioso e condutas  sociais. Nao é o caso . Quero por esse texto, simplesmente falar de liberdade de imprensa e de expressao pela internet.

Nao vou também  perder tempo em discutir comportamento sociais que desvirtuam  condutas morais, muito menos analisar praticas criminosos vindas de psicopatas ou nao. Para esses casos, so existe uma receita: prisao. Exclusao da sociedade para quem pratica, comete ou sugere a criminalidade real ou  virtual.

Quero por esse  texto, reitero,  discutir as liberdades democraticas, a liberdade de imprensa. Antes porém é necessario dizer que  a internet é a midia criada definitivamente para democratizar  o acesso a informacao, motivo do sucesso dos blogs, sites e tantos outros instrumentos maravilhosos que estao disponiveis para qualquer cidadao do mundo . E sobre essa realidade, o poder da internet como instrumento de liberdade que devemos discutir.

Os Tribunais do mundo ocidental, dos paises livres e democraticos DESCONHECEM acoes contra os provedores  ou  titulares de sites na internet, movidos por opiniao e/ou "julgamento" de homens publicos ou por suposto delito de opiniao.  Ve-se, sim, dezenas de pedidos de indenizacao, assim como existe contra  TVs e contra a  imprensa escrita . Cidadaos que se sentem ofendidos ou prejudicados por materias jornalisticas vao  a justica de seus paises pedindo indenizacoes. Da mesma forma, as empresas de comunicacao que se sentem "coagidas" por essas açoes, muitas vezes enganosas e , que  servem como  tentativa  de enriquecimento facil e,  por isso, em sua expressiva maioria rechassadas , também  entram com pedidos indenizatorios. 

A jurisprudencia internacional nao julga a liberdade. Analisa os pedidos de indenizacao, mediante a comprovacao de que o cidadao teve sua honra  atingida. Nao se trata portanto de se "julgar a liberdade, o que pode ser dito e o que nao pode ser dito". Trata-se exclusivamente de direito indenizatorio, com efetiva comprovacao do delito praticado pelo meio de comunicacao .

Se fosse diferente, teriamos a liberdade julgada. Seria, em paises livres e democraticos, a pratica da censura previa, criando-se jurisprudencia  para se dizer  o que poderia e o que nao poderia ser dito.  Portanto, inimaginavel a censura no regime de direito. LIBERDADE NAO POSSUI SINONIMO. LIBERDADE NAO SE JULGA.  LIBERDADE E LIBERDADE! Precupa-me qualquer outro enfoque sobre o tema, pois nao existe enfoque sobre liberdade...

 Nas ultimas eleicoes, por exemplo, decidiu a justica eleitoral brasileira (justica eleitoral so existe no Brasil !)  que os blogs de candidatos deveriam sair do ar. Porque? Esse foi o meu caso. A pergunta é porque tirar do ar um instrumento democratico de comunicacao, QUE QUALQUER CIDADAO PODIA E PODE  TER GRATUITAMENTE, LEVANDO A SOCIEDADE SUAS IDEIAS E CONCEITOS?  

Também durante as eleiçoes os tribunais  tiveram absoluta liberdade para julgar o que o candidato "poderia dizer ou nao"  contra seu opositor. Digo aboluta liberdade para julgar pois, novamente , porque o candidato  nao  pode dizer o que entende ser correto contra seu opositor? Tenho absoluta conviccao que somente um "juiz" deve e pode julgar os candidatos: sua excelencia, o eleitor!  Havendo ofensa moral, o povo é que julgue e o candidato que sofreu o insulto que desminta. A Justica Eleitoral Brasileira esta julgando a liberdade, e isso é muito perigoso.

Eu mesmo tive, injustamente,  meu programa retirado do ar varias vezes. Pelos mais diversos motivos. E em nenhuma das vezes MENTI OU INVENTEI qualquer fato. So mostrei verdades comprovadas, mas entendeu a justica que era "ofensivo", por exemplo, durante a campanha de 2004, mostrar  o Governador Aécio Neves prometendo construir um hospital na Zona Norte de Juiz de Fora. Que "crime" cometi ao expor uma contradicao, uma promessa politica nao efetivada? Entendeu a justica que sim, eu nao poderia mostrar esse video OFICIAL da campanha do candidato Custodio Mattos.  Me tiraram do ar. 

Poderia citar dezenas de outros casos onde a liberdade de expressao e de imprensa estao sendo julgadas e, muitas vezes,  rigorosamente censuradas. Ja experimentamos uma ditadura, quando as redacoes dos jornais tinham um "representante do governo" dizendo o que poderia ser dito , e o que nao poderia ser dito. 

Passados mais de 30 anos do fim da ditadura militar, ingressamos na era  da democratizacao dos meios de comunicacao, onde o Estado nao mais possui  o poder de outorga.   Para se ter um blog ou um site, ou o que bem se desejar na internet, basta competencia. Esta é A VERDADEIRA LIBERDADE . Nao é necessario "pistolao" para se fazer ou ter um blog ou um site. Basta, repito,  competencia.  

Vivemos   a maior e verdadeira revolucao ja experimentada pela humanidade: a revolucao da liberdade de expressao pela internet. Espero realmente que o Brasil nao participe do exclusivo clube onde a internet é CONTROLADA pelo Estado. Sao socios desse clube o Iran, o Iraque, e alguns poucos paises da Africa... 

Por fim, lamento, que o anonimato ainda seja o instrumento da maioria dos que participam de blogs. Muitos até entendo. Sao denuncias, em grande parte verdadeira, que jamais poderiam ter as fontes reveladas.Por outro lado,   abriria, com o maior prazer a moderacao de meu blog se todos os participantes que enviam mensagens também assinassem  seus nomes.

Continuarei  a publicar todas as mensagens que sao enviadas para meu blog, sobretudo as que se referem aos homens publicos, que por serem  publicos , podem e devem ser "julgados". Ou nao devemos falar sobre aqueles que tomam contam do dinheiro representado por nossos impstos, daqueles que fazem as leis e que nos julgam? Devem ser tratados como diferentes? Nao devemos falar de um  "Lalau" ? Nao devemos falar dos mensaleiros? Nao devemos falar de prefeitos que roubam dinheiro de merenda escolar?

 Eu vou continuar com a liberdade de poder falar sobre todos eles e sobre todos esses assuntos. Mas  sempre com a minha assinatura. 






sábado, 21 de fevereiro de 2009

Campanhas antecipadas

A ministra Dilma tornou-se alvo preferencial da oposição ao governo Lula, que vê nela uma candidata presidencial lançada sob a proteção do palácio, e por isso muito beneficiada. Valeria lembrar antigos próceres e homens experientes nessa arte que se costumava chamar de lides políticas que, no Brasil, as campanhas eleitorais começam no dia seguinte à posse. Mal o eleito tirava a casaca da solenidade, e nos gabinetes iniciavam-se as tramas de sua sucessão. Se há quem pense diferente, bastaria lembrar que o presidente Lula está no penúltimo ano de mandato, e já se elaboram consultas, armam-se esquemas político-partidários, e, mais que tudo isso, colocam-se em conflito interesses regionais, o que insinua grandes lutas em futuro próximo. Como de vezes anteriores, Minas e São Paulo parecem figurar na primeira linha de uma decisão que está longe, e por isso mesmo sem qualquer dado concreto e objetivo capaz de permitir melhores previsões. Até porque é preciso esperar as repercussões da recente eleição municipal, pois a composição das prefeituras nas grandes cidades produzirá reflexos para o pleito de 2010.

Não há como definir de outra forma. A precipitação dos esquemas e das pesquisas constitui um desserviço ao País, por razões diversas, sendo a principal delas é que as atividades do governo passam a ser delineadas a partir de expectativas, não prioritariamente no campo das soluções imediatas. Se o presidente deseja ou propõe algo, já não se toma por base o que seu projeto pretende. Para a conduta política, principalmente parlamentar, o que importa não é o interesse coletivo, mas a medida das ambições futuras.

Quando começa uma campanha, termina um governo, advertem velhas vozes da experiência, entre as quais a de Milton Campos. É pensando assim que vejo no presidente Lula o primeiro e principal sacrificado, quando se fala em nomes e composições para a sua sucessão. Pois o que ele pretender, antes mesmo de se avaliar se é ou não desejável e se corresponde aos interesses nacionais, ficará sempre sujeito às maquinações com vistas a 2010. Seria, então patriótico que as ameaças de alianças e as possíveis candidaturas ficassem para um momento oportuno, a ser acertado com a ministra. Se perguntam quando seria esse momento não teríamos como responder, mas é certo que esse momento não é agora.

O.P.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

VEREADORES QUEREM RECEBER 14 E 15 SALARIO COM O DINHEIRO DO POVO !!! NAO PASSOU LEI QUE ACABAVA COM MAIS ESSA "ROUBALHEIRA" DO DINHEIRO PUBLICO.

O Vereador Castellar tentou economizar os recursos PUBLICOS, frutos dos impostos que pagamos para os "legisladores" administrarem em beneficio proprio. Esse é o caso da maioria dos Vereadores de Juiz de Fora que decidiu continuar recebendo 14 e 15 salarios!!! O dinheiro que falta para os hospitais contratar mais medicos e medicamentos , para as escolas oferecerem uma melhor merenda aos alunos e tantas outras carencias de nosso povo, é o dinheiro que parte dessa camarilha embolsa de forma, segundo eles proprios, "legalmente".
O Vereador Castellar tentou acabar com o 14 e 15 salario dos Vereadores (acreditem mas isso existe!!!), além de pagamento de "jeton" por sessoes extraordinarias. Novamente : vereadores de Juiz de Fora recebem, dentre outras mordomias (com o dinheiro do povo ), 14 e 15 salarios !!! Isso tudo com o mensaleiro dizendo que o municipio esta quebrado !

Parabéns Vereador Castellar! O povo precisa de politicos que defendam o dinheiro publico. Assim é que se faz! Parabéns também aos Vereadores Betao e José Fiorilo que votaram pelo fim dessa vergonha! Voces foram os grandes vencedores!

Votaram a favor DA PERMANENCIA DA MORDOMIA, OU SEJA A FAVOR DO 14 E 15 SALARIOS, OS SEGUINTE VEREADORES:

ISAURO CALAIS

FIGUEIROA (Até tu Brutus ?)

JOSE MANUEL

JOAO DO JOANINHO

RODRIGO MATOS

ANA ROSSIGNOLI

ANTONIO MARTINS
FRANCISCO EVANGELISTA
JOSE LAERTE (Até tu Brutus ?)
LUIS CARLOS DOS SANTOS
NORALDINO JUNIOR
Na qualidade de Presidente da Camara, Bruno Siqueira nao votou. Mas bateu boca com o Castellar. Comentario geral é que Bruno também teria votado pela permanencia do 14 e 15.
Permita-me Castellar, Betao e José Fiorilo, dar-lhes uma sugestao. Fundamental que voces deem mais uma liçao nao para Juiz de Fora, mas para o Brasil:
NAO ACEITEM O 14 E O 15, MUITO MENOS "JETONS" POR SESSOES EXTRAORDINARIAS. RECEBAM OS RECURSOS , SIM, MAS DOEM TUDO PARA AS ESCOLAS PUBLICAS . COMPREM COM ESSE DINHEIRO "ROUBADO DO POVO" CADERNOS E LIVROS , PERMITINDO ASSIM QUE MUITAS CRIANCAS QUE NAO POSSUEM RECURSOS PARA COMPRAR O MATERIAL ESCOLAR, POSSAM FAZE-LO. MOSTREM COMO AINDA EXISTE NO BRASIL POLITICOS HONRADOS , QUE POSSUEM E PRATICAM A ETICA NAO COMO UMA VIRTUDE, MAS SIM COMO UMA OBRIGACAO.
QUE ACHAM DA IDEIA ? O BRASIL VAI PARAR PARA BATER PALMAS PARA VOCES !
AGUARDO RESPOSTA.



ERREI: EDMAR MOREIRA E BEJANI CONTINUAM MANDANDO NO "GOVERNO" DO CUSTODIO

Acho que fui muito otimista , ao pensar, que um homem como o Custodio Mattos, que praticamente nunca trabalhou na vida, recebeu dinheiro do Marcos Valério e esta milionario , romperia acordo politico com o Deputado Edmar Moreira, expulso recentemente do DEM. Que inocencia!!!

Outra importante constatacao é que Bejani continua atuando firme no "governo" do mensaleiro, até porque foi o mesmo esquema que o levou a vitoria e, por isso, nada vai mudar: superfaturamento do lixao no contrato da Queiroz Galvao, caminhoes do amigo (e da "socia") no Delumrb, nomeaçao de centenas de amigos que nao tem nada pra fazer na prefeitura, manutencao do esquema do pessoal do Vicentao e Sebastiao Helvecio em postos chaves (liderado pelo Vitor Vitoria Valverde) etc.

Nada mudou e a cidade vai empobrecer ainda mais. Viram o indice de demitidos na economia de Juiz de Fora ? O maior de Minas no mes passado!

Mas o mais importante ato politico do prefeito em exercicio foi oficializado, especificamente, hoje: o mensaleiro custodio, obedecendo a determinacao do Deputado Edmar Moreira reconduziu Daniel Ortiz, seu representante, na Presidencia da EMCASA .

Pobre Juiz de Fora, muda o prefeito, mas nao muda nada. Pior ainda: nem a roubalheira. Perdeu-se a vergonha! Mataram a ética. O futuro da cidade? Bem, isso é com o povo.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Mentira! Reajuste de tarifa da Cesama foi de 50%

A população de Juiz de Fora foi obrigada a "engolir" mais um ato de traição do mensaleiro Custódio Mattos. O prefeito em exercício anunciou aumento real das tarifas da Cesama em mais de 16% . Mentira. O aumento foi de 50%, muito acima que qualquer outro índice nacional de realinhamento de preços.

O cidadão que mais conhece os índices de reajuste da Cesama e tudo que acontece por lá (as falcatruas, favorecimentos, nomeações de politicos etc.) não é economista, muito menos administrador de empresas. Ninguém conhece as fórmulas e índices de reajustes das tarifas da Companhia tanto quanto o meu amigo Douglas Fazolatto. Perguntem a ele: o último reajuste, ainda no governo Bejani, foi de mais de 33%, que somados aos 16% hoje, faz com que o povo de Juiz de Fora tenha a água fornecida pela Cesama reajustada em mais de 50% !!! Repito, temos tudo publicado, e o Douglas Fazolatto sabe de tudo isso melhor que ninguém nesta cidade.

Portanto, o mensaleiro e o presidente da Cesama estão mentindo ao povo. O que estou dizendo está tudo escrito na coluna do JF Hoje, quando o meu amigo Douglas era seu titular. Vamos mostrar tudo no momento adequado.

Custódio traiu o povo mais uma vez, pois, se não quisesse enganar a população de Juiz de Fora, durante as eleições, como fez tantas vezes, deveria ter pedido ao prefeito Zé Eduardo Araújo para reajustar a tarifa da Cesama. E por que não o fez? Muito simples: sua candidatura correria risco. Nada mais que isso! Ganhando, faria o reajuste e o " Zé Povão" não poderia dizer mais nada...




E assim vai acontecer com todas as suas promessas de campanha. Podem anotar: tudo o que foi prometido pelo mensaleiro durante a campanha, e não vai acontecer, será atribuído à crise internacional, como se Juiz de Fora tivesse uma expressiva participação na economia internacional. Aguardem. O mensaleiro e sua secretaria de Fazenda já começaram a falar essa bobagem, fruto exclusivamente de sua incompetência.

Mas cabe uma perguntinha: esses tucanos incompetentes (mas politicamente espertos) durante a campanha não estudaram e fizeram um plano de governo? Lógico que sim! Obviamente, agora estão rindo de tudo o que prometeram e no que fizeram o povo acreditar: hospital, vale tranporte gratuito para estudantes, viadutos, pontes, conjuntos habitacionais, novas industrias etc. etc. Nada disso vai acontecer. Podem escrever! O mensaleiro e sua turma não têm competência para fazer Juiz de Fora retomar o caminho do desenvolvimento. Onde estão os recursos estaduais que o Custódio tinha nas mangas?




O.P.A população de Juiz de Fora foi obrigada a "engolir" mais um ato de traição do mensaleiro Custódio Mattos. O prefeito em exercício anunciou aumento real das tarifas da Cesama em mais de 16% . Mentira. O aumento foi de 50%, muito acima que qualquer outro índice nacional de realinhamento de preços.

O cidadão que mais conhece os índices de reajuste da Cesama e tudo que acontece por lá (as falcatruas, favorecimentos, nomeações de politicos etc.) não é economista, muito menos administrador de empresas. Ninguém conhece as fórmulas e índices de reajustes das tarifas da Companhia tanto quanto o meu amigo Douglas Fazolatto. Perguntem a ele: o último reajuste, ainda no governo Bejani, foi de mais de 33%, que somados aos 16% hoje, faz com que o povo de Juiz de Fora tenha a água fornecida pela Cesama reajustada em mais de 50% !!! Repito, temos tudo publicado, e o Douglas Fazolatto sabe de tudo isso melhor que ninguém nesta cidade.

Portanto, o mensaleiro e o presidente da Cesama estão mentindo ao povo. O que estou dizendo está tudo escrito na coluna do JF Hoje, quando o meu amigo Douglas era seu titular. Vamos mostrar tudo no momento adequado.

Custódio traiu o povo mais uma vez, pois, se não quisesse enganar a população de Juiz de Fora, durante as eleições, como fez tantas vezes, deveria ter pedido ao prefeito Zé Eduardo Araújo para reajustar a tarifa da Cesama. E por que não o fez? Muito simples: sua candidatura correria risco. Nada mais que isso! Ganhando, faria o reajuste e o " Zé Povão" não poderia dizer mais nada...




E assim vai acontecer com todas as suas promessas de campanha. Podem anotar: tudo o que foi prometido pelo mensaleiro durante a campanha, e não vai acontecer, será atribuído à crise internacional, como se Juiz de Fora tivesse uma expressiva participação na economia internacional. Aguardem. O mensaleiro e sua secretaria de Fazenda já começaram a falar essa bobagem, fruto exclusivamente de sua incompetência.

Mas cabe uma perguntinha: esses tucanos incompetentes (mas politicamente espertos) durante a campanha não estudaram e fizeram um plano de governo? Lógico que sim! Obviamente, agora estão rindo de tudo o que prometeram e no que fizeram o povo acreditar: hospital, vale tranporte gratuito para estudantes, viadutos, pontes, conjuntos habitacionais, novas industrias etc. etc. Nada disso vai acontecer. Podem escrever! O mensaleiro e sua turma não têm competência para fazer Juiz de Fora retomar o caminho do desenvolvimento. Onde estão os recursos estaduais que o Custódio tinha nas mangas?




O.P.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Alternativas para o desenvolvimento

Os prefeitos recém-empossados afirmam que estão se debatendo com dívidas e dificuldades, não têm dinheiro para fazer o que prometeram em campanha. Com isso, começam a se desculpar, com antecedência, pelo que não vão fazer. Mais estranho ainda é o que ocorre em Juiz de Fora, onde esse prefeito a cada vez que fala aumenta o volume dos compromissos financeiros que diz ter herdado.

A recente campanha eleitoral, no que diz respeito a Juiz de Fora, foi farta em promessas. O candidato do PSDB apregoou, sem descanso, que se submetia ao veredito das urnas com o aval do governador, e, portanto, recursos é que não faltariam. Mas, na primeira investida do prefeito sobre os cofres estaduais, o que ocorreu na semana passada, o que ele obteve foi modesto adjutório de R$ 3 milhões. Sabem o que isso representa diante dos problemas da cidade? Exatamente o mesmo que representa uma caçamba para limpar todo o Rio Paraibuna. Sugeri, certa vez, uma coisa mais ousada, a criação do Banco Municipal, que seria a base de uma política desenvolvimentista, capaz de criar outras fontes de crescimento, sem a permanente espera do resultado vegetativo dos impostos e taxas. Nem se poderia esperar muito do velho ISS, que nunca foi levado muito a sério pelos prestadores de serviços.

Nos últimos tempos, Juiz de Fora não tem revelado maior interesse na disputa de projetos industriais, não se anima a correr atrás dos investimentos, como se se satisfizesse com o que já temos. Ora, o que temos é muito pouco, quando se considera pobre nossa média de produção, e todas as grandes empresas que estão aí têm capital e administração em outros lugares. Precisamos encontrar a forma de despertar e provocar o capital local. Foi também pensando assim, que sugeri a um dos recentes prefeitos que mandasse elaborar projeto para a criação do citado Banco.

Uma verdade que nenhuma teoria econômica seria capaz de derrubar é que só se obtém imposto onde se produz. Se não trabalharmos para buscar o desenvolvimento industrial, retomando nossas antigas tradições, o caixa da prefeitura estará cada vez mais pobre.


O.P.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Discussão improdutiva

Daqui da Europa, onde sempre encontro tempo para acompanhar o noticiário de Minas, particularmente de Juiz de Fora, fico sabendo que se realizou em Belo Horizonte o 2º Encontro Nacional do Judiciário. E eu ávido por saber de novas idéias e propostas, considerando-se que estiveram reunidas ali as figuras preeminentes da Justiça brasileira, pois é delas que esperamos as luzes. Mas não. O que se viu e se ouviu na capital mineira foi a repetição de velhas estatísticas, denúncias de população carcerária explosiva e levantamentos indicando que temos 440 mil presos, irrecuperáveis para a sociedade, considerando-se as condições em que vivem. Nada de novo.
Como resolver esse desafio? Sobre isso, nada. O que permite deduzir que suas excelências saíram de seus estados apenas para saber o que já sabem.
Como sempre, nos intervalos desses simpósios, os homens do Judiciário vão ficar imóveis ou tolerantes diante das incursões do crime organizado e da tragédia dos nossos presídios. As autoridades estaduais e federais preferem descansar, desarmam-se. Parece que vivem a expectativa de que os problemas não têm mesmo solução, e melhor é deixar como está. No próximo ano, escolhida nova capital, vão reabrir as discussões sobre providências não tomadas e as mesmas estatísticas. Logo depois, tudo de novo caindo no esquecimento.
Os interesses políticos geram promessas de avanços, sem que sejam perfeitamente assumidas as responsabilidades das partes. Se ao estado cabe a tarefa de manter a segurança pública, à União caberá o controle do sistema penitenciário, de onde têm partido as ordens para a geração do clima de violência que se cria além dos seus muros, com eficiência e rapidez. A distribuição de encargos deve ser a origem de qualquer projeto que pretenda estabelecer o controle da segurança pública. Tudo o mais é palavrório de encontros vazios.
O que tem obscurecido a extensão e os limites de tais responsabilidades é que, no auge da violência, presidente, governador, deputados, ministro da Justiça e desembargadores ressuscitam o debate sobre a conveniência ou não de serem empregadas forças militares para enfrentar os bandidos ou se se apela para a pena de morte. Velha discussão essa, que acaba levando a lugar algum, porque descamba para o campo da Constituição.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Demissão ou conivência


Não há outra saída para o prefeito Custódio Mattos: se ele reconduzir ao cargo o atual presidente da Emcasa, Daniel Ortiz, homem de confiança do deputado Edmar Moreira, ficará claro que estará, de fato, dando apoio total aos atos do representante de São João Nepomuceno, o popular Capitão Edmar, expulso do DEM.
Tenho certeza que o Ministério Público Federal vai observar, de perto, toda essa operação, assim como deve estar investigando os motivos e os compromissos que levam o atual prefeito a não romper o contrato do lixão com a Queiroz Galvão. E, ainda, por não romper o aluguel dos caminhões de seu ex-superintendente da Amac, o amigo Josemar da Silva.
Vale lembrar que foram as mesmas cláusulas, exatamente as mesmas cumpridas pela Prefeitura de Juiz de Fora com a Queiroz Galvão, que condenaram um ex-prefeito do Guarujá, em São Paulo. E com a mais absoluta certeza também haverão de incriminar e condenar Bejani e Custódio por improbidade administrativa.
Corre-se o risco, assim como em São Paulo, além de cassação de direitos políticos, de Custódio ter de devolver milhões de reais que estão sendo superfaturados na cidade. Por isso, faço uma sugestão ao prefeito que está em exercício: pare de nomear amigos e exonere de seu governo todas as pessoas ligadas à corrupção, e que não são poucas, como começa a ser facilmente notado.
Faça a limpeza ética, Custódio, para o bem da cidade, e obviamente por sua permanência no poder, pois o número de amigos já nomeados começa a lhe colocar no rol dos prefeitos corruptos como Bejani. Pode acreditar. E mais um conselho: venda o seu palácio do Morro do Imperador. Olha o azar que deram os palácios do Bejani e do Edmar Moreira.

O.P.

PESQUISA DATABLOG-OMARPERES

Ainda esse mes, reune-se o Conselho da EMCASA que devera nomear o presidente da instituicao.

A pergunta é :

o custodio-mensaleiro vai seguir o meu conselho, e exonerar, ou melhor, nao reconduzir o Daniel Ortiz, o homem do Edmar Moreira na presidencia da EMCASA ? Ou, ao contrario, vai reafirmar seus compromissos politicos com o capitao e continuar com Daniel Ortiz na presidencia ?

Meu voto é: o mensaleiro vai seguir o meu conselho e nao vai reconduzir o Daniel Ortiz a Presidencia.

Votacao em aberto.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Radiografia do desinteresse

Se me perguntarem não saberia responder. Quantas vezes este espaço foi dedicado a tratar da novela em que se transformou o aeroporto de Goianá? Mas, certamente, não menos de meia centena de vezes, quase sempre para deplorar o desinteresse da administração estadual e federal em promover a operacionalização do aeroporto regional. Considero inaceitável a explicação de que os atrasos se devem a um documento (que documento?) que teria sido exigido pela Agência Nacional de Aviação Civil.

Agradeço o apoio que recebo de muitos leitores, quando afirmo que a lengalenga em relação a essa obra tornou-se manifestação de desrespeito à população da Zona da Mata. Falo sempre isso, muitas vezes com veemência. E se alguém discorda, não se manifesta, mas ouso afirmar que a causa pela qual me bato parece-me tão clara, tão transparente, que penso poder acreditar na inexistência de constestação.

Em seqüência a essa nova discussão sobre Goianá, confirmou-se que o Tribunal de Conta da União interessa-se em periciar os investimentos públicos naquela obra, através de auditoria. É um direito do Tribunal interessar-se pela questão; direito que se transforma em dever, se os ministros suspeitam de possíveis irregularidades. Mas esse ainda não é o problema central em relação ao desejado aeroporto, porque a dificuldade que cerca a obra não é o que se investiu ou se deixou de investir, porém o desinteresse e o descaso do governo com uma obra que foi iniciada há 11anos.

É preciso considerar que órgãos responsáveis pela conferência de contas investigam os governantes, mas não penetram no campo político, onde estão a má vontade e a inaptidão com que em Minas se cuida dos interesses públicos, sem que Goianá constitua exceção. E se está perfeitamente visível o óbice político, acredito que a tarefa de apurar e reagir deve caber a prefeitos, deputados e vereadores, que têm sobre os ombros a responsabilidade, de forma alguma menor, de denunciar os prejuízos que sacrificam a população quando é vítima de caprichos, tal como se vê nesse empreendimento, que tem tudo a ver com o futuro da região.

Esta definição de responsabilidades torna-se necessária, para que o anunciado projeto de investigação não confunda ainda mais os mineiros da Mata. Fique bem claro que o problema não é de ordem financeira, nem se suspeita de desvios. Trata-se de uma questão meramente de má vontade política.


O.P.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

O castelo de Edmar


Muitos me pergutam e pedem opinião sobre o famoso castelo do deputado Edmar Moreira. Em primeiro lugar, só conheço a construção por fotos. Particularmente, não gosto. Acho sem sentido construir um castelo no meio do nada e, pior, no meio da miséria. Mesmo assim, respeito a opinião e a vontade de cada um.
Jamais construiria qualquer coisa do gênero para meu uso pessoal, nem como investimento hoteleiro. Castelo francês no Brasil, sinceramente não faz o menor sentido em nossas paisagens. Mas devemos respeitar a liberdade e o desejo das pessoas em possuir o que quer que seja, desde que o investidor/proprietário demonstre capacidade financeira e mostre a origem dos recursos que serão aplicados. Para mim é o suficiente.
No caso do Edmar Moreira, o que estão dizendo é que ele deve dezenas de milhões de reais ao INSS. Se for verdade, é um absurdo. Mas também pode ser uma calúnia, dessas que acontecem todos os dias no Brasil, muitas vezes por pura inveja. Não estou defendendo o Edmar, pois mal o conheço.
Tentamos fazer um acordo, DEM e PV para as eleições municipais, assim como fez, por exemplo, o PT nacional com Jáder Barbalho e Édson Lobão, além de PT/PSDB em Belo Horizonte. Estou procurando o puritanismo ideológico na política brasileira...
Mas, afinal, não caminhamos juntos. Deram-me a palavra, dizendo que caminharíamos juntos, mas, felizmente, Edmar e Leonardo Moreira preferiram o Custódio. Realmente fazia e faz mais sentido, tanto que o grupo do Edmar Moreira governa e faz parte do primeiro escalão da administração. O próprio Ortiz, que ja foi “laranja” dos Moreiras na compra da fazenda do irmão de Edmar, o empresário e correto cidadão Eimar Moreira, com quem é brigado de morte, é hoje, presidente da EmCasa, primeiro escalão do governo mensaleiro.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Pestana e sua candidatura

Marcus Pestana será eleito deputado federal e estará entre os três mais votados de Minas. A nota que publicou o Wilson Cid em sua coluna mostra, a meu ver, um grande equívoco de estratégia do secretário do Governo Aécio, ao querer ter todos ao seu lado. Grande erro, que poderá trazer problemas. Sem nos esquecermos que sua votação em Juiz de Fora, no último pleito, como candidato a deputado estadual, contou com o apoio e a estrutura profissional do ex- vereador Antônio Jorge, hoje Adjunto na Secretaria Estadual de Saúde. Pestana obteve em sua cidade natal, onde já havia sido vereador e o pai prefeito, uma pífia votação: não mais que 13 mil votos.
Vale lembrar que o economista Marcus Pestana já era, na ocasião de sua eleição, secretário estadual de Saúde. Caso parecido com o do Pestana foi o do Marcello Siqueira, que, sendo deputado e homem forte de Itamar Franco, também só conseguiu perto de 13 mil votos em Juiz de Fora.
Por esse motivo (baixa votação e por não ter mensaleiro ao seu lado) Pestana tem de somar o maior número possível de candidatos; se não amigos, no mínimo alinhados. Por isso o tucano, fora do poder municipal, começa as conversas com todos os potenciais candidatos/aliados a deputado estadual. De preferência que queiram trair o mensaleiro. Repito: acho um tremendo erro essa estratégia. Devia ficar fechado com o Antônio Jorge e fazer chapa pura. Garanto que cada um deles sai com mais de 30 mil votos de Juiz de Fora.
O sonho do Pestana é que muitos sejam candidatos, pois, obviamente, todos dariam votos para o tucano, mesmo que prejudicando o amigo Antônio Jorge. É uma bela estratégia, mas ele só se esqueceu que Tarcísio Delgado deverá ser candidato, além de Júlio Delgado, Paulo Delgado, Margarida Salomão, Omar Peres e outros tantos também. Aqui, o voto vai ser pessoal, misturado com tudo e com todos, o que irá embaralhar todo mundo. Sem esquecer que Aécio não será mais governador.
Vamos acompanhar. Com emoção.

OU CUSTODIO DEMITE DANIEL ORTIZ OU SE TORNA CONIVENTE COM EDMAR MOREIRA

Nao existe outra saida para custodio mattos: se ele reconduzir o atual presidente da EMCASA, Daniel Ortiz, homem de confiança do Deputado Edmar Moreira, ficara claro que o prefeito em exercicio de Juiz de Fora esta, de fato e de direito, apoioando totalmente os atos do representante de Sao Joao Nepumuceno, o popular Capitao Edmar, hoje expulso do DEM.

Temos certeza que o Ministério Publico Federal esta observando de perto toda essa operacao, assim como, deve estar investigando os motivos e os comprimissos que levam o atual prefeito a nao romper o contrato do lixao com a Queiroz Galvao, assim como o de aluguel dos caminhoes de seu ex superintendente da AMAC, seu grande e querido amigo Josemar da Silva.

Vale lembrar que foram as mesmas clausulas, extamente as mesmas, que foram formalizadas pela prefeitura de Juiz de Fora com a Queiroz Galvao, que condenaram o ex prefeito do Guaruja e , com a mais absoluta certeza vao incriminar e condenar também Bejani e Custodio por impobridade administrativa.

Corre o risco, assim como em Sao Paulo, alem de cassacao de direitos politicos, Custodio ter de devolver milhoes de Reais que estao sendo superfaturados em nossa cidade. Por isso, faço um apelo ao prefeito em exercicio: Custodio: para de nomear amigos dos amigos e exonere todos as pessoas ligadas a corrupcao de seu governo, que nao sao poucos, como começa a ser facilmente atestastado.

Faça a limpeza ética , custodio, para o bem da cidade , e obviamente por sua permanencia no poder, pois o numero de amigos ja nomeados comeca a lhe colocar no rol dos prefeitos tao corruptos quanto Bejani. Pode acreditar. E mais um conselho: venda o palacio do morro do imperador. Olha o azar que deu o palacio do Bejani. Quem avisa "amigo é ".

SE CUSTODIO NAO EXONERAR O DANIEL ORTIZ, FICARA PROVADO QUE O MENSALEIRO è MESMO PARCEIRO E SOCIO DO EDMAR MOREIRA

Custodio Mensaleiro: ou voce segue meu conselho e exonera o Daniel Ortiz , ou vamos ter o direito de achar que voce é mesmo, como dizem, socio e parceiro do Edmar Moreira no castelo e em outros negocios, visto o aumento de seu patrimonio de forma tao rapida, VAmos aguardar a assembleia da Encasa,

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Um debate sobre a reeleição

Alguns temas políticos, que geralmente provocam intensos debates, mas raramente obtêm consenso, já estão figurando na pauta das questões que certamente ocuparão espaços privilegiados a partir do segundo semestre. Fala-se, por exemplo, no fim da reeleição, que já não valeria mais para o sucessor do atual presidente. A se propor tal alteração no texto constitucional, é preciso que se articulem os entendimentos entre líderes das futuras bancadas, para que não mais se levantem suspeitas quanto a interesses e casuísmos. A se adotar tal medida, é necessário que o debate se faça logo, até mesmo para se aproveitar uma legislatura que vai terminar dentro de alguns meses. Quem sabe a política brasileira será contemplada com uma discussão séria sobre questões políticas essenciais?

Quando se fala na eliminação da reeleição, já experimentada e bem sucedida em alguns países, seria prudente considerar que ela talvez não tenha sido bem sucedida não por si mesma, mas por causa de vícios de origem em se tratando do Brasil. Não se pode desconhecer que no caso nacional ela foi um ajuste de interesses, sem respaldo da opinião pública, mas apenas para que se contemplasse Fernando Henrique com um novo mandato. Ela nasceu entre nós com esse defeito congênito, resultado do processo de artificialismos e com o apoio de um Congresso que cedeu ao esquema de compra de votos, sobre um balcão de acertos em que a falta de pudor só poderia ter sido comparada, mais recentemente, com o esquema não menos escandaloso do mensalão.

A deformação, portanto, não é propriamente da reeleição, que tem muitos méritos. O pecado maior nasceu da forma como se introduziu em nossa estrutura política.

O debate que se vai travar deve levar em consideração, portanto, esse detalhe original. Para que saibamos todos que não adianta a boa qualidade da madeira, quando o pau nasce torto.

A VERDADE SOBRE O ORCAMENTO MUNICIPAL

Esta na cara que a atual Secretaria de Fazenda nao passa de uma burocrata, academica despreparada e comandada por um mensaleiro desqualificado. Em breve vamos desmascarar toda essa farça que faz parte da corte tucana.

Tudo o que eles declararam ontem sobre as finanças do municipio nao passa de uma forma de enganar a populacao, pois essa gente ja sabia que a prefeitura estava com seu fluxo de caixa comprometido com passivos a descoberto e, mais ainda, os verdadeiros motivos que levam à prefeitura apresentar deficit mensal de caixa nao foram e jamais serao ditos: superfaturamento em contratos de interesse pessoal do prefeito mensaleiro, tais como Queiroz Galvao e Demlurb. Em breve vamos desmascarar tudo isso. Aguardem.

O CASTELO DE EDMAR MOREIRA

Muitos me pergutam e pedem opiniao sobre o famoso castelo do Deputado Edmar Moreira. Em primeiro lugar, so conheco a construçao por fotos. Partircurlamente nao gosto, Acho sem sentindo construir um castelo no meio do nada e, pior, no meio da miséria. Mesmo assim, respeito a opiniao e a vontade de cada um.

Jamais construiria qualquer coisa do genero para meu uso pessoal, nem como investimento hoteleiro. Castelo frances no Brasil, sinceramente nao faz o menor sentido em nossas paisagens. Mas devemos respeitar a liberdade e o desejo das pessoas em possuir o que quer que seja, desde que o investidor/proprietario demonstre capacidade financeira e mostre a origem dos recursos que serao aplicados. Para mim é o suficiente,


No caso do Edmar Moreira, o que estào dizendo é que ele deve dezenas de milhoes de Reais ao INSS. Se for verdade , é um absurdo. E se for mais uma calunia dessas que acontecem todos os dias no Brasil, muitas vezes por pura inveja? Nao estou defedendo o Edmar pois mal o conheço.

Tentamos fazer um acordo, DEM e PV para as aleiçoes municipais , assim como fez por exemplo o PT Nacional com Jader Barbalho e Edson Lobao, alem de PT/PSDB em Belo Horizonte. Estou procurando o puritanismo ideologico na politica brasileira...

Mas nao caminhamos juntos. Me deram a palavra dizendo que caminhariamos juntos , mas , felizmente, Edmar e Leonardo Moreira preferiram o Custodio. Realmente fazia e faz mais sentido, tanto que o grupo do Edmar Moreira governa e faz parte do primeiro escalao da administraçao do Custodio. O proprio Ortiz, que ja foi laranja dos Moreira na compra da fazenda do irmao de Edmar, o empresario e correto cidadao Eimar Moreira, com quem é brigado de morte, é hoje, presidente da Incasa, primeiro escalao do governo do mensaleiro.

Custodio teve de nomear, aléem de Ortiz, com muita satisfaçao, pois ja passou finais de semana jogando no castelo, mais de dez pessoas indicadas e impostas pelos Moreira no governo do mensaleiro. E que moral tem custodio para negar nomeaçao dos Moreira depois de ter recebido dinheiro do Marcos Valério?

No mais, a justiça deve tomar conta do caso e o povo ficar assistindo a derrocada do governo do mensaleiro Custodio. Ponto final.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

DA SERIE PEGUNTAR NAO OFENDE : ALGUEM SABE O NOME DA SOCIA OCULTA DO JOSEMAR?

Eu acho que é uma irma. De seu voto/opiniao.

PESTANA E SUA CANDATURA A DEPUTADO FEDERAL

Marcus Pestana sera eleito Deputado Federal e, estara entre os tres mais votados de Minas. A nota que publicou o Wilson Cid em sua coluna de hoje,  mostra, ao meu ver,  um grande equivoco de estrategia do Secretario do Governo Aecio, ao querer ter todos ao seu lado. Grande erro, que podera lhe trazer grande problemas. Sem nos esquecermos que  sua votacao em Juiz de Fora, no ultimo pleito, como candidato a Deputado Estadual, teve o apoio e a estrutura profissional do ex Vereador Antonio Jorge , hoje seu Adjunto na Secretaria Estadual de Saude.  Pestana obteve, naquele pleito,  em sua cidade natal, onde ja havia sido vereador e o pai prefeito,   uma pifia  votacao: nao mais que 13 mil votos. 

Vale lembrar que o economista Marcos Pestana ja era, na ocasiao de sua eleiçao , Secretario Estadual de Saude. Caso parecido com o do Pestana foi o do Marcello Siqueira, que sendo Deputado e homem forte de Itamar Franco, também so conseguiu perto de 13 mil votos em Juiz de Fora.

Por esse motivo (sua baixa votacao e por nao ter o mensaleiro ao seu lado) Marcos Pestana tem de somar, ao seu lado,  o maior numero possivel de candidatos, senao amigos,  no minimo alinhados. Por isso o tucano, fora do poder municipal,  começa as conversas com todos os potenciais candidatos/aliados   a Deputado Estadual. De preferencia  que queiram trair o mensaleiro. Repito: acho um tremendo erro essa estratégoa.  Acho que ele deveria ficar fechado  com o Antonio Jorge e fazer chapa pura. Garanto que cada um deles  sai com mais de trinta mil votos de Juiz de Fora.  Dos citados por Wilson/Pestana,  poucos, na realidade de hoje, teriam chances efetivas de serem eleitos, a saber:

1) Bruno Siqueira: tem boas chances se Itamar fizer campanha e exigir que ele faça parte do esquema do Governador. Caso contrario, fica muito dificil. Diria impossivel,  mas mesmo perdendo se credencia um pouco mais  para a prefeitura, ja visto  que Custodio vai fracassar nessa admnistracao. Bruno sera bem votado na cidade;

2) RODRIGO MATTOS : tem boas chances. O papai custodio vai tranasferir seus votos na regiao. Mas nao é tao facil assim. Sao dezenas de candidatos e o voto vai ser muito disputado, principalmente em Juiz de Fora. O candidato que nao sair daqui com 30 mil votos, NAO TEM NENHUMA CHANCE (por partidos grande e méedios);

3) ANTONIO JORGE : tem seu proprio espaco, mas sem ter o Pestana fechado com ele na cidade, diminui muito suas chances. Sua votacao tera de ser compensada em outros municipios de Minas, onde Pestana o leve com ele. Nesse momento sao reais as suas chances e se torna um dos fortes candidatos em Minas. Mas se Pestana nao tiver espaco para leva-lo  aos principais municipios, as coisas ficam dificieis. Recursos financeiros nao faltarao.

4) VITOR VITORIA VALVERDE: como custodio vai se posicionar ninguem sabe. Pois tendo o filho candidato, tera de bloquear as pretensoes do Vitor Vitoria Valverde. Sebastiao Helvecio, sendo nomeado para o Tribunall de Contas transfere seus votos e tem grandes chances de eleger o Vitor Vitoria , seu grande pupilo. Fora isso, é carta fora do baralho.

5) JOAO VITOR GARCIA. Bom quadro tecnico, mas detestado pelos tucanos pela posiçao que ocupou no governo Tarcisio, quando fez severas criticas ao tucanato. Sozinho nao possui a menor chance, pois o motivo é sempre o mesmo: Rodrigo, filinho de papai, é o candidato, o que elimina os espacos  dentro do grupo que elegeu o mensaleiro.  Seu partido nao possui expresao eleitoral;

6) ISAURO CALAIS : teria muita chance, mas ja acalmaram o meu amigo: foi nomeado  "lider" do "governo" do mensaleiro. Vamos ver agora, aquele que foi o paladino da justica  contra os atos de corrupcao do Bejani, ficar contra a Queiroz Galvao e caminhoes do Josemar, e com a " socia oculta", tudo isso defendido po custodio.Tera grandes  problemas com a opiniao publica.  R ainda tera de esbarrar nos acordos firmados com o mensaleiro.

O sonho do Pestana é que todos fossem candidatos, pois, obviamente, todos dariam votos para o tucano, mesmo que prejudicando seu amigo Antonio Jorge.  E uma bela estratégia, mas ele so se esqueceu que Tarcisio Delgado devera ser candidato, Julio Delgado, Paulo Delgado, Margarida Salomao, Omar Peres , e outros tantos tambéem. Aqui,  o voto vai ser pessoal, misturado com tudo e com todos, o que ira embaralhar todo mundo. Sem esquecer que Aéecio nao sera mais governador.

Vamos acompanhar. Com emocao.

CONTRATO DE JOSEMAR DA PARA COMPRAR UMA FERARI POR ANO

E de R$ 55 mil mensais o contrato da empresa do Josemar e de sua socia oculta com o Demlurb. Com esses recursos, da para comprar uma Ferrari O KM por ano.

FALTAM 22 MESES E 20 DIAS PARA A INAUGURACAO DO HOSPITAL DA ZONA NORTE PROMETIDO POR CUSTODIO

Estamos todos anciosos para a inauguraçao do hospital da Zona Norte, prometido por custodio durante a campanha , que segundo o mensaleiro, seria construido com verbas do Estado em 24 meses, logo  apos a posse do mensaleiro.

Estamos tamb'em  felizes porque  estamos esperando a inauguraçao de outra obra prometida:a construcao  de varios  viadutos para acabar com os problemas de transito criado pelo trens da MRS. Entao todinho, quando è que comecam as obras? 

Sò tem um probleminha: o terreno para a construcao do hospital  sequer foi comprado, muito menos empresas de engenharia  contratadas (provavelmente Queiroz Galvao) .E ai , Todinho, fala alguma coisa! O Pestana confirmou, ao vivo, e por carta,  que havia verba disponivel! Onde estao os recursos? Quando comecam as obras? Se nao construi-las, vai ser uma desmoralizaçao.
E se voce justificar a crise internacional, aviso: vou  desemoralizar publicamente seu argumentoo. Voce nao vai construir nada porque a prefeitura nao tem dinheiro, e o estado nao tem como fazer. Ou seja, incompetencia misturada com a demagogia tucana. 
Da série nao ofende: vai ser Daniel Ortiz o responnsavel pelas obras?

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O mundo está parando (final)


Além da crise estrutural, observa-se como a trambicagem no mercado financeiro foi prática comum nos últimos anos da era Bush. O grande fundo americano, liderado pelo ex-presidente da Nasdac, Bernard Madoff, que diziam ser um gênio das finanças, praticava, na verdade, a velha "pirâmide" tão conhecida de todos nós, onde se promete fortuna fácil, sem nenhum lastro de honestidade. O sr. Madoff deu um trambique, rombo de mais de USD 50 bilhões! em milhares de cidadãos , incluindo milionários brasileiros, sendo que alguns deles deixaram de sê-lo, pois perderam tudo e mais um pouco. No Brasil, o representante desses "fundos de investimento" era o sr. Alex Haegler. Está desaparecido.
Diz o mercado que o prejuízo de brasileiros vai além de USD 1 bilhão! No Brasil, na Europa e, obviamente, nos EUA, viraram pó a economia e a poupança de gente séria, formada por profissionais liberais, professores etc, que trabalharam a vida inteira para poder ter uma velhice tranquila. A absoluta maioria irá para um asilo de governo. Estamos falando de milhares de pessoas.
Temos de acreditar e trabalhar para que essa crise, a maior da história, demore o menor tempo possível. Mas que sirva de lição para os mais jovens, provando que riqueza não se acumula com papéis financeiros imaginários. Riqueza pessoal e das nações só existe como consequência do suor do trabalho, e nada mais. Salvo as fortunas de políticos brasileiros. Bem, aí, só o eleitor é quem decide quem deve ou não enriquecer com o seu dinheiro sem trabalhar..

LAFAYETE ANDRADA, DONO DA UNIPAC FECHADA PELO MEC E O VEREADOR FIGUEIROA .

Leio,  perplexo, na coluna de hoje, d0 Wilson cid, que o Vereador Figueiroa vai se encontrar com o Deputado Lafayete Andrada um dos filhotes mais conhecidos da famosa familia de Barbacena, treinados, desde o nascimento para serem Deputados, Vereadores,  Senadores ou qualquer outro cargo publico que ofereça alguma vantagem para a oligarquia mais corrupta da historia de Barbacena e de Minas Gerais: os Andradas. 

O ultimo caso da familia de Barbacena foi o envolvimento do "Conselheiro do Tribunal de Contas, Toninho Andrada com a empresa SIM, a principal  parceira  de Bejani  na corrupcao na prefeitura de Juiz de Fora, que o colocou na cadeia , e indiciou criminalmente  o conselheiro membro da familia Andrada. 

Sem falarmos no caso de consumo de  "cocaina" que tambem envolveu, ha tempos,  um dos membr0s da familia, dentre outros escandalos. Aqui , Lafayette  se elegeu vereador, depois de ter sido vereador em Lavras. Assim que eles fazem. Se elegem em qualquer local, O importante é e estar no poder. 

 Dentre tantos escandalos publicos que envolvem a familia Andrada, um dos mais graves aconteceu ano passado: a faculdade de medicina, a UNIPAC de Juiz de Fora,  que pertence a famililia Andarada foi fechada e lacrada pela Policia Federal, por falta de autorizaçao legal de funcionamento. Os alunos nao terao seus diplomas legalizados pois a faculdade é ilegal perante o Ministério da Educaçao e, nesse caso os Andradas terao de devolver milhoes de Reais a todos os alunos que se "formaram" na "faculdade de medicina". Vai ser, em breve,  um dos maiores escandalos do Brasil. Aguardem.

E è essa gente o Vereador Figueiroa vai procurar para "tomar conhecimento  das  experiencias do modelo interaçao entre poder legisilativo e o povo? Voce acha mesmo, Figueiroa,  que esse Lafayette Andrada possui conhece alguma coisa de povo? A unica experiencia que ele tem com causas populares foi a derrota que o Helio Costa  e os Bias  Fortes deram nele nessa ultima eleicao de Barbacena, cujo irmao "quebrou a pefeitura". 

 No mais, Figueiroa, essa gente é o lixo da politica mineira e, voce que està                 " querendo" cuidar do lixo que està o lixo de Juiz de Fora, cuidado, pois  se misturando com os Andradas, voce também pode ser confundido com o que hà de mais podre em Minas. Sobre o assunto lixo, pelo visto, nao vo mais poder te receber. 

Aproveita a oportunidade Figueiroa e mande de volta para Barbacena o lixo do leitreiro do mineirao que  o "Laffayete Florzinha" (como é conhecid0 nas Mantiqueiras) enviou para o estadio Mario Helenio e que nao pode funcionar, pois como ele, é LIXO.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

JA ESTOU DE VOLTA (EM LONDRES)

E pasmo com as noticias dai. Gente,  e a Queiroz Galvao? O que sera que  o mensaleiro vai fazer com a empreiteira? Se nao romper o contrato,  certamente ele se torna tambem reu por improbidade administrativa,  assim como o ex prefeito do Guaruja.  Rompendo, a Queiroz vai ficar "danada da vida" e,  muita gente vai ficar sem mesada... 

So nos restar aguardar. E  estamos aguardando !!! 

E o sucesso da Ferrari do Josemar da Silva,  o  amigo do custodio e ex Superintendente da AMAC em seu "governo"!!! Foi o maior sucesso na porta do Porcao da Barra.  O "lixo d'a luxo"!!! Para quem nao sabe, Josemar tem o MAIOR E UNICO  contrato de aluguel de caminhoes para o Demlurb. Contrato assinado por Bejani e ratificado, com orgulho e prazer, pelo mensaleiro custodio.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O MUNDO ESTÁ PARANDO.

Infelizmente, pude atestar, essa semana a dimensão da crise mundial: vi um dos maiores shopping de Miami sem absolutamente ninguém. Foi uma visão assustadora, que se comprova nos dados macroeconomicos.

A industria automobilística, além de falida, acumula milhão de automóveis em seus pátios e sem compradores a vista. Recentemente, a GM americana fez uma promoção, onde você comprava um carro e ganhava um outro !

O sistema bancário internacional, representado pelos gigantes americanos e europeus, em sua grande maioria, quebrou tecnicamente e, se os governos não os capitalizassem, fechariam as portas, o que poderia ter nos levado a uma crise sistêmica sem precedentes e pior, sem saber o que poderia acontecer.

As maiores companhias globais, de todos os setores, anunciam diariamente, a demissão de milhares de operários e executivos que não tem como achar um novo posto de trabalho. Triste.

O que acho interessante nesse processo de literal estatização do sistema financeiro internacional é que os banqueiros, que sempre foram os arautos da livre iniciativa, repudiando a intervenções, o controle e a regulamentação do Estado, foram , dessa vez, os primeiros a pedirem socorro. Ao Estado !!!

O mercado imobiliário americano parou. Está tudo a venda e não se constroi absolutamente nada. Consequência: não se importa mais nada de lugar algum e , assim a China, Brasil e o mundo ,como um todo, não exporta. E por isso, o mundo está parando. Confesso que fiquei com "medo" na hora que vi um shopping center sem ninguém.

O Brasil também irá sofrer. Ou melhor, já está sofrendo. No entanto, entendo que temos ainda um país a ser construído e, se tivermos coragem para tomarmos medidas drásticas que tragam consequências imediatas para a economia, vamos continuar crescendo. Menos que desejamos, mas muito mais que a média mundial. Para isso é fundamental : baixar as taxas de juros para no máximo 6% a.a. , diminuir a carga tributária e aprimorar nossas leis trabalhistas que são as mais "avancadas" do mundo, mas cujo efeito prático é desestimulante para quem quer criar empregos e gerar desenvolvimento.

Além da crise estrutural observa-se também como a trambicagem no mercado financeiro foi prática comum nos últimos anos da era Bush. O grande fundo americano, liderado pelo ex presidente da Nasdac, Bernard Madoff que diziam ser um gênio das finanças, praticava na verdade a velha " pirâmide" tão conhecida de todos nós, onde se promete fortuna fácil, sem nenhum lastro de honestidade. O sr. Madoff deu um trambique, um rombo de mais de USD 50 bilhões! em milhares de cidadãos , incluindo milionários brasileiros, sendo que alguns deles deixaram de se-lo, pois literalmente perderam tudo e mais um pouco. No Brasil, o representante desses "fundos de investimento" era o sr. Alex Haegler. Está desaparecido.

Diz o mercado que o prejuízo de brasileiros vai além de USD 1 bilhão! No Brasil, na Europa e , obviamente, nos EUA, virou pó a economia e a poupança de gente séria, formada por profissionais liberais, professores etc. que trabalharam a vida inteira para poder ter uma velhice tranquila. A absoluta maioria irá para um asilo de governo. Estamos falando de milhares de pessoas.

Temos de acreditar e trabalhar para que essa crise, a maior da história, demore o menor tempo possível. Mas que sirva de lição para os mais jovens, provando que riqueza não se acumula com papeis financeiros imaginários. Riqueza pessoal e das nações só existe como consequência do suor do trabalho e nada mais. Salvo as fortunas de políticos brasileiros. Bem, aí, só o eleitor é quem decide quem deve ou não enriquecer
com o seu dinheiro e sem trabalhar...

Corrupção endêmica

Não deixa de assustar o noticiário sobre a avalancha de casos de corrupção envolvendo prefeituras, executivos e dirigentes de serviços públicos. Não há página que se abre sem que logo salte aos olhos novos casos. Certamente que não se trata de novidade, num País que além de tolerar a ação dos corruptos cuida de reelegê-los.

Inexistindo novidade, vale a pena registrar e conferir a repetição, a insistência com que administradores venais vêm agindo, num atrevimento sem limites. Um caso recente, no estado do Rio, exagerou no atrevimento: o servidor justificou o assalto alegando que o dinheiro era público, e, portanto, sem dono definido...

Fato é que a coisa ultrapassou os limites. Não se trata mais de casos isolados em que a prefeitura teve a infelicidade de cair nas mãos de um aventureiro. A agressão ao dinheiro dos municípios vai assumindo caráter epidêmico, tornando-se questão de urgência, de segurança nacional, uma legislação mais dura, intolerante, ágil e eficaz, de forma que essa gente vá parar na cadeia, e os que ainda não roubaram sintam-se desestimulados a praticar o crime. A lei há de ser severa com os prefeitos que praticam deslizes. Em relação a eles, a suspeita é mais que suficiente para que eles se afastassem do cargo, até que sua inocência seja provada; se puder ser provada.

O exemplo que veio da justiça de São Paulo que condenou o ex prefeito do Guarujá a devolver 50% do valor pago a mais para a empreiteira Queiroz Galvão nos dá um alento. Espero, com fé, que esse exemplo chegue também a Juiz de fora

O Congresso, juízes, desembargadores, Ministério Público precisam descruzar os braços.




O.P.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

BOMBA, BOMBA ! JUSTIÇA PAULISTA CONDENDA EX PREFEITO DO GUARUJA E QUEIROZ GALVAO . MOTIVO: CONTRATO FRAUDULENTO DE COLETA DE LIXO DA CIDADE !!!

Eu venho dizendo, já há mais de ano, que os contratos que a Queiroz Galvao possui com diversas prefeituras do Brasil sao eivados de vicios e imperfeições juridicas e , por esses motivos, pelo menos no caso de Juiz de Fora, FRAUDULENTO. E agora, como previ, tudo comeca a vir a tona. Acaba de ser publicada, hoje, sentença fulminante do Juiz Rodrigo Barbosa Sales, da 2a. Vara Civel da cidade do Guaruja, SP, contra a empreiteira que atua , de forma identica em Juiz de Fora , que temos o prazer de publicar:

" O EX PREFEITO FAID SAID (DA CIDADE DO GUARUJA -SP ) AGIU CONTRA AS REGRAS DA ADMINISTRAÇAO PUBLICA, AO CONTRATAR SUPOSTOS SERVICOS EMERGENCIAIS COM A EMPRESA QUEIROZ GALVAO E VITAL ENGENHARIA, SEM ABERTURA DO PROCESSO DE LICITAÇÃO. TRATA-SE DE IMPOBRIDADE ADMINISTRATIVA, COM A PARTICIPAÇÃO E CONCODANCIA DAS EMPRESAS, JA QUE O DINHEIRO PUBLICO FOI ENTREGUE A QUEM NÃO ESTAVA AUTORIZADO POR LEI."

Alem do ressarcimento aos cofres públicos do Guaruja no valor de R$ 21 milhões , o ex prefeito foi multado e terá de pagar 50% do valor dos prejuizos que teve o municipio com o contrato fraudulento assinado com a Queiroz Galvao.

VIVA A JUSTICA PAULISTA!!! VIVA A JUSTICA BRASILEIRA AO NAO PERMITIR QUE NOSSOS IMPOSTOS SEJAM TRANSFERIDOS PARA OS BOLSOS DE POLITICOS VAGABUNDOS E DE EMPRESARIOS INESCRUPULOSOS.

Eu disse ontem (vejam o artigo) que essa operação ainda ia colocar muita gente na cadeia aqui em Juiz de Fora, pois a forma como a Queiroz Galvão desembarcou em em nossa cidade e tomou a coleta de lixo para si , FOI IDENTICA, SEM TIRAR, NEM POR, A QUE FOI JULGADA ILEGAL PELA JUSTICA DO GUARUJA.

O esquema de corrupção é sempre o mesmo: para que não haja licitação, o prefeito declara "urgência" na contratacão de servicos de limpeza urbana para, logo em seguida, ser feita uma carta convite para a Queiroz Galvão, que por sua vez aumenta o preço da coleta e tratamento do lixo em mais de dez vezes o que custava quando administrado pelo próprio municipio, embolsando, assim lucros estratosfericos, onde todo mundo participa, principalmente os prefeitos que bancam a operação. E é essa operação que o mensaleiro custódio se recusa a acabar.

Por isso, faço uma apelo pessoal ao custodio : voce recebeu dinheiro do esquema doi"mensalão mineiro" e todo o Brasil sabe disso. A Veja, Folha , Epoca e eu ja publicamos a cópia do cheque que voce recebeu do Marcos Valerioe, por isso , nada mais justo e natural , que voce seja conhecido como o " mensaleiro da manchester " . Agora, se você nao romper o contrato com a Queiroz Galvao, voce vai ser conhecido nacionalmente como o "mensaleiro do lixão". Acho que o apelido também seria muito justo, pois todo mundo sabe que você não vale muito mais do que isso mesmo.

O problema custodio é que Juiz de Fora não merece mais um escandalo nacional , e eu, como homem público, tenho a obrigação de te previnir, de te avisar :
esse contrato da Queiroz Galvao que você insiste em manter, mesmo causando milhões de reais de prejuizos para a população, vai, com certeza, alem de te colocar na midia nacional como o prefeito do lixo, vai tambem te cassar. Escreve o que estou te dizendo. Por isso, faça o que estou lhe sugerindo: acabe com esse contrato que suga milhões de reais do povo de nossa de Juiz de Fora!! Voce que está fazendo propaganda dizendo que quer economizar 30% do orçamento municipal (MAS NÃO DEIXA DE NOMEAR OS AMIGOS) , tem nas mãos uma verdadeira oportunidade para efetivamente economizar cerca de R$ 20 milhões: acabar com o contrato da Queiroz.

Sei que você não é um homem muito corajoso. Observei isso na campanha para prefeito. Teve de chamar , para te ajudar, até mesmo, "Deputado filhote de papai , " José Fernando de Oliveira (tipo e cara do Rodrigo , pois se não tivesse papai, não seriam eleitos sequer para gremio recreativo) para te defender! Esse Zé Fernando, eu vou dar a resposta no momento adequado, com " lembranças do exterior" digamos assim. Vai ser um encontro cara a cara. Faço questão de me encontrar com ele pessoalmente. VAI HAVER UM BELO ACERTO DE CONTAS. Você, custódio, desse encontro com o canalha do Zé Fernando, vai ficar, no mínimo constrangido. Aguarde.


Todas as verdades que falei sobre seu passado de corrupção , você, durante, a campanha, conseguiu na justica que eu nao tocasse mais no assunto. Tive até mesmo meu comitê " invadido" pela policia federal , que cumpria ordens para apreender, por exemplo, um folheto em que eu falava dos recursos sujos que você recebeu do Marcos Valério . Mudando de assunto: a obra de seu palacio no morro do imperador continua firme. Tá lindo! Parabens!

Sei também que você ,Custodio, sozinho, não é homem suficiente para tomar decisões importantes . Precisa sempre de alguem para fazer o jogo sujo. Tipo canalhas como Zé Fernando de Oliveira, Vitor Valverde etc. Mas agora, custodio, com a decisão da justica de São Paulo, voce esta enrroscado, pois não vai poder cumprir alguns acordos que lhe levaram a prefeitura. Em outras palavras, voce vai ter de romper o contrato com a Queiroz Galvao, pois caso contrario voce sera, em muito pouco tempo, como prefeito de Juiz de Fora, réu em processo por impobridade administrativa e peculato. Se não acredita e se garante nos amigos de Belo Horizonte, pague para ver! Mas como honra para você é sinônimo de Marcos Valerio, vamos ver onde você vai chegar. Vamos ficar assistindo de camarote.

Agora ficou realmente esclarecido o encontro do custodio com o Bejani, ou seja, o que fazer com o contrato assinado pelo ex prefeito e mantido pelo mensaleiro. Em outras palavras, Custodio está " num mato sem cachorro".E o pior para o prefeito é que ele VAI TER DE FAZER O QUE ESTOU SUGERINDO JA HA MUITO TEMPO: ROMPER O CONTRATO COM A QUEIROZ GALVAO, pois caso contrario, o mensaleiro, certamente será enaquadrado em diversos crimes, a saber:

1) será tão responsável pelo contrato quanto é o Bejani, o pois o atual prefeito, conhecedor da decisão da justiça paulista, estaria praticando a mesma ilegalidade e portanto, o mesmo crime de impobridade, visto a ilegalidade e o absurdo dos preços praticados pela Queiroz Galvao para administrar a coleta e o tratamento do lixo da cidade;

2) a partir de hoje, com a decisão da justiça paulista, custodio devera tambem pagar multa pelos prejuizos causados aos cofres publicos e, por fim, o mais importante,

3) custodio podera ter seus direitos politicos cassados, como decidiu a justica paulista contra o ex prefeito do Guarujá.

POR ISSO, custodio, ESTOU LHE SUGERINDO, ANTES QUE SEJA TARDE: ROMPA O CONTRATO COM A QUEIROZ GALVAO. A CIDADE VAI ECONOMIZAR MILHOES. E convenhamos: seu palacio no imperador pode
esperar mais um pouquinho.

Tudo como em novembro

De volta à Europa, após breve passagem pelos Estados Unidos, observo que não ocorreram mudanças importantes que pudessem alterar o que aqui observei em novembro do ano passado: a crise financeira, que já então se espalhava pelo mundo, ainda não sinaliza luz no fim do túnel, e os europeus sabem, tanto quanto nós, que o generoso socorro que os governos têm dado aos bancos não é suficiente para conter, muito menos debelar a crise.
No ano passado, depois de quatro semanas andando por capitais do Velho Mundo, escrevi aos meus leitores, dizendo que a situação estava se agravando e que certamente iríamos sentir dores agudas. Destes mesmos lugares, lamento dizer que em nada se alterou minha expectativa, porque a injeção de fabulosas quantias em dinheiro constitui remédio de efeito localizado: serve apenas para evitar que as instituições financeiras não espalhem ainda mais os prejuízos de produtores e investidores. Não são injeções produtivas. Aliás, resta uma expectativa, que, a bem pensar, é mais uma esperança que outra coisa qualquer. Trata-se da novidade: o presidente Obama. Mas até que ponto é justo esperar dele tanto em tão pouco tempo?
Acabo de ler que o presidente Lula, na sua proverbial capacidade de dizer com simplicidade as coisas mais graves do mundo, sentenciou que os países ricos criaram a crise; portanto, eles que cuidem de dissipá-la. O que é rigorosamente justo, embora distante do real, porque os ricos sabem como se desvencilhar e atirar sobre costados alheios as más coisas que costumam obrar. Infelizmente é assim; e, sendo assim, bom que nosso governo cuide de blindar a economia, para que soframos o mínimo possível.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

BOMBA, BOMBA : CUSTODIO ESTEVE NA CASA DO BEJANI

Custodio esteve com Bejani. O encontro foi na madrugada na casa do ex prefeito. Principal assunto: contrato da Queiroz Galvão. Ambos estão preocupados,pois os comentários em Brasília é o envolvimento dos dois com o " lixo " de Juiz de Fora. Isso vai, como previsto, dar mais cadeia. E só uma questão de tempo.

Cidade pede fim do barulho


Vejo que vão se intensificando as queixas da população sobre a ausência de fiscalização de vários setores de serviços, o que permite, de imediato, perceber que a cidade ainda não dispõe de quadro suficiente para essa tarefa, que é um serviço plural e multifacetado. Com isso, avolumam-se os abusos, no centro e nos bairros maiores, onde a população é cada vez mais estressada, e nada exige além do direito de viver sem dificuldades. Falo, especialmente, do barulho infernal que em alguns lugares tomam das pessoas o direito elementar do descanso. Em tempos passados contestava-se. Nada mais seria que impertinência ou rabugice de gente velha ou acostumada com excesso de sossego. Mas não é isso. Nesta cidade a lei do silêncio foi para o espaço, e a população, seja idosa ou jovem, não pode conviver com isso.
Constatado o problema, mais um a tumultuar a vida das pessoas, considero preocupante o fato de ainda não se ter aplicado total e convenientemente, o texto do Código de Posturas, depois de ser vítima de um longo jogo de empurra entre Legislativo e Executivo.
Há um impasse no serviço de fiscalização, que o município não estruturou para cobrar dele o cumprimento dos dispositivos definidos em lei. Outra estranheza é que os vereadores, que debateram exaustivamente o texto do código, ainda não se animaram a cobrar a aplicação. Fica tudo como se bastassem as letras mortas, como costuma acontecer com os códigos brasileiros, sempre bons nas intenções e pobres nos resultados.

JUSTICA SUSPENDE CONCESSAO DE LICENÇA DO LIXAO DA QUEIROZ GALVÃO

VITORIA DA DEMOCRACIA E DA VERGONHA NA CARA. ESPERO QUE SIGNIFIQUE TAMBEM O FIM DO CONTRATO QUE ROUBA O POVO DE JUIZ DE FORA EM MILHÕES DE REAIS.

A justiça determinou que o processo de licitação para a nova Central de Tratamento de Resíduos - CTR passe pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente - CONDEMA ( órgão municipal responsável pela aprovação de licenciamentos ambientais ). A área onde querem construir a nova CTR, em Olaria, 'e Classe 1 e , por isso , a justiça provavelmente, com aval técnico do Condema, vai condenar (rima bem!) o local.

Custodio esta irritadissimo com a demora (são interesses monstruosos envolvidos, melhor dizendo CENTENAS DE MILHÕES DE REAIS) , e o novo diretor do Demlurb, filho do vice prefeito e mais todos os assessores que receberam ordem do mensaleiro para aprovar o projeto a qualquer custo ESTÃO DESESPERADOS. Bejani tambem esta muito preocupado com tudo isso, pois foi ele que assinou a concessão de acordo com todos os procedimentos escritos e preparados pela Queiroz Galvão (carater de urgência, terrorismo dizendo que os urubus iam derrubar aviões - lembram disso !). Pois 'e, tudo isso pode acabar e muita gente vai ficar sem receber mesada da empreiteira. Dai o desespero!

O QUE A JUSTIÇA AINDA PODERIA FAZER:

1) mandar o custodio mensaleiro romper o contrato vergonhoso com a Queiroz Galvão,

2) mandar a prefeitura abri licitação, não para a nova CTR mas também para o atual lixão do salvaterra,

3) e por fim, exigir que a Queiroz Galvão devolva os mais de R$ 30 milhões super-faturados do povo de Juiz de fora, que 'e o preço do hospital que o custodio prometeu construir na zona norte. ALIAS FALTAM 23 MESES PARA O CUSTODIO MENSALEIRO ENTREGAR A OBRA .

Hoje tem reunião do Condema. La tem gente seria e 'e uma trincheira para a cidade estancar o maior centro de roubo de dinheiro publico da estoria de Juiz de Fora: o contrato do lixão assinado por Bejani e mantido pelo custodio mensaleiro.